Com uma visão aberta sobre os fatos do Agreste Pernambucano. Um blog para ser instrumento, um elo, um canal, uma ponte de conhecimento a serviço de todos. Um pouco de conhecimento para inovar Um blog interativo para escrever e falar ! De tudo um pouco, um pouco de tudo que se queira dizer. Tenho orgulho de ser Jornalista e compartilhar informações no ciberespaço!
domingo, 31 de outubro de 2010
Os Toyotas com ou sem passageiros ?
Coincidência ou não, participei de algo que é comum no período das eleições , quando era permitido (eita saudades) do transporte de passageiros das zonas rurais para a cidade e vice-versa como transporte mais popular de nossa região, os toyotas.
Ao me deslocar de Caruaru até Belo Jardim, pelo período da manhã, não tinha nenhum transporte literalmente, nenhum carro. Éramos em uma média de trinta pessoas que estavam reunidas com o mesmo propósito. Voltar a sua cidade para participar do maior ato que qualquer pessoa em liberdade em pleno exercício da democracia, o voto.
Muitas pessoas morreram outras, precisaram enfrentar diversas dificuldades para garantir que eu e você querido leitor, pudesse ter esse direito e essa liberdade. Não vejo este ato como uma obrigação imposta pelo nosso sistema. Assim como você tem exerce sua liberdade de ir e vir, de comprar seus objetos, de escolher um local para morar, uma alimentação. Assim, é pra mim o direito de votar.
Ao transporte, em uma hora de trajeto, me lembrei de histórias que se cruzam, mas de um fato diferente.
Primeiro que os Toyotas são veículos de força e estratégico para locais de difícil acesso. A palavra estratégia para isso é segmentada porque envolve que eles cumprem o seu papel em um solo fértil ou árido. O transporte de pessoas e mercadorias sobre ele manifesta a sua força sobre a ótica de ajudar na condução de alimentos, roupas, materiais diversos. Tudo o que precisamos no cotidiano.
Em larga produção, continua sendo o veículo da zona rural. Triste, é o dia de hoje eles. Que não mostraram sua força, sim, mostrou suas faces transportando as urnas eletrônicas. Como foi possível esquecer?
O percurso em uma janela, com as gotas de chuvas, mostrou mais detalhes desses transportes. Ele não possui vidros nas portas dos passageiros, possui lonas pretas que tapam a visão e não permite contemplar as belezas da paisagem. É verdade que muitos estão cobrindo os seus olhos, não comparecendo aos locais de votação para manifestar o seu desejo.
A janela por um instante se abriu pela passageira que queria descer. Chegou ao seu ponto final e novamente foi preciso abrir a porta. Ao abrir, viu que não era ali o local que deseja ficar. E queixou-se do motorista, que humildemente a respondeu: “Sim, desculpe. Mas se a senhora estivesse com a janela aberta, teria visto que o local que queria desembarcar já passou. Vou para por aqui, e infelizmente o restante do pessoal não vai concordar em voltar...” foi à oportunidade.
Minha janela, sem proteção, minha visão. De uma estrada larga, sem movimento de carros, sem interferência, sem sol, mas aberta para contemplar. O transporte não é tão confortável assim, mas cheguei a cidade. O Toyota azul, com velocidade dentro dos padrões chega a Belo Jardim. Chegou ? Mas cadê a placa indicativa ? Foi retirada ? Não existe mais. O cenário mudou, passagem aberta, os transportes podem regredir ou evoluir as histórias e os fatos permanecem, ganham nova visão, nova roupagem. Só não modifica seu contexto, suas idéias, a sua interpretação.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Reflita em Mim - Prisma Brasil - Comp. Michael W. Smith
Numa Bíblia envelhecida pelos anos
Reflita em Mim
Num templo com silentes orações
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim
Reflita em Mim
Quando a cor do pôr-do-sol encher o céu
Reflita em Mim
Quando as lágrimas surgirem ao orar
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim
Reflita em Mim
Se as crianças entoarem seu louvor
Reflita em Mim
Se for velhor pra ensinar...
Velhor pra pregar, velho pra sair
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim
Esta canção, reflete bem como estou sentindo agora.
Reflita você também e descubra o quanto podes aprender com ela.
Bom final de semana.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
A mulher e o poder - Lya Luft
sábado, 9 de outubro de 2010
Quem saiu perdendo ?
Alguns tiveram o êxito de conseguir uma vaga , outros ficaram na suplência.
Foram dias de lutas e batalhas para mostrar aos eleitores suas propostas.
E na verdade qual foi a proposta que foi absorvida ?
Você, parou para analisar o que seus candidatos colocaram em pauta para a sua cidade, em especial para Belo Jardim ?
O que foi absorvido pela população e o que foi guardado como lembrança para que nos próximos anos algo possa ser cobrado ?
Quer queira ou não, você está no seu direito de exigir.
Isto se você votou consciente. E não vendeu o seu voto.
E como você estivesse a procurar de um celular de ultima geração e alguém te fornecesse um do "paraguai" em qualquer esquina da cidade. Ele não tem nota fiscal, não tem garantia, nem aceita devolução. E mesma assim com a compra do voto, você não pode cobrar de nenhum deles o que eles te pagaram para você ficar calado por quatro anos.
Outros porém, esqueceram de "vender" o peixe com um embrulho novo. Colocaram a mesma mercadoria dentro de uma embalagem e saiu a vender pelas ruas da cidade. Pra ser sincero, chega o dia em que você não suporta se alimentar com a mesma coisa, é melhor procurar algo diferente, ou então fugir da rotina.
E no final, a canção diz " E daí se eu quiser farrear tomar todas num bar sair pra namorar
O que é que tem?
Foi você quem falou que a paixão acabou
Que eu me lembre eu não sou de ninguém."
É verdade, talvez Belo Jardim não seja de ninguém.
Porque a cidade não precisa de donos de partidos para mudar sua situação.
Precisa de pessoas envolvidas com a causa pública, que tenha ação.
Quem sempre sai perdendo são os eleitores porque não exigem, se vendem e depois negam tudo.
Depois querem uma ficha-limpa como solução de um Brasil com políticos.
A primeira ficha limpa deve ser a do eleitor munida de educação e conhecimento para escolher pessoas dignas e com compromisso de um Belo Jardim melhor.
Não se desvie nem para a direita nem para esquerda, fixe teus olhos ao horizonte que te espera. Que deseja dias melhores, um mundo melhor, uma cidade melhor.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Reflexão da Semana
Na margem contrária, o mal impõe e opera através do medo, da cobiça, da ira e da tentativa de colocar os humanos uns contra os outros.
Isso não é nada difícil, porque com os humanos partindo do princípio que eles e elas são o fundamento de suas próprias vidas acabam atribuindo a si o que não procede de suas essências, são apenas estações repetidoras e multiplicadoras da graça divina.
Com cada humano se achando o centro crítico do Universo, o mal não tem dificuldade alguma de impor, separar, infundir medo e cobiça, já que as pessoas olham às outras com desconfiança em vez de amor.
Apesar de tudo, o bem é invencível
domingo, 27 de junho de 2010
Uma gota de felicidade e chuvas de calamidade
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Reflexão da Semana
quarta-feira, 12 de maio de 2010
E ai ? Queres novidades ? Beba da fonte !
Não imaginei que no final de um curso eu teria tanto trabalho assim,
Quando penso em escrever algo para o blog sempre surge algo.
Tenho vários textos para postar, mas o tempo têm sido um verdadeiro instrumento para somar a sabedoria e também poder trabalhar.
Em breve, tnós ( digo nós) porque uma equipe de jovens sonhadores e empreendedores se prepara para dar um novo direcionamento a cidade de Belo Jardim.
Assim, o tempo que nós temos ainda é pouco para citar.
Mas em breve, não muito longe teremos algo concreto e com uma qualidade putz!
Bom, deixo algo para reflexão !
Mas, sábado teremos um novo texto.
Aguardem !
"A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades." Abraham Lincoln
Amo meus amigos, e minha família que mesmo longe tem demonstrado o carinho especial por mim !
domingo, 25 de abril de 2010
Acabou o intervalo
Acabou o intervalo! Tocou o sino !Estou voltando.
Depois de várias semanas aribulado pelas provas e apresentações na faculdade, chegou o momento para pausa.
Então, teremos novas postagens na semana e reflexões também.
A desta semana é a seguinte :
"O mais importante não é o número de idéias agrupadas em sua mente,
mas o vínculo que as une" - Titu Maiorescu
domingo, 4 de abril de 2010
A democracia tem uma serie de falhas ...
Na verdade, eles dizem que ela não pode ser ensinada e estão prontos para assasinar qualquer um que diga o contrário. Eles passam o todo o tempo aborrecendo o capitão e fazendo tudo que podem levá-lo a dar-lhes o leme. Se uma facção obtem mais sucesso que a outra, seus rivais podem matá-los e jogá-los aos mar, colocar o honesto capitão fora de combate com drogas ou , de alguma maneira, tomar o controle da nau, apossarem-se do que estiver a bordo e transformar a viagem naquele tipo de cruzeiro de prazer de bêbados que se poderia esperar. Finalmente, eles reservaram sua admiração para o homem que sabe como ajudar a controlar o capitão pela força ou pela fraude; eles louvam suas capacidades como marinheiro e navegante e seu conhecimento do mar e condenam todos os demais como inúteis. Eles não têm idéia que um verdadeiro navegador deve estudar questões apropriadas à sua profissão caso queira estar realmente preparado para controlar o navio; e pensam que é impossível adquirir a habilidade profissional necessária para um tal controle (seja este exercido ou não) e que não existe uma tal coisa como a arte da navegação. Com tudo isso acontecendo a bordo, não estarão os marinheiros ou qualquer outra pessoa a bordo de uma tal nau predispostos a julgar o verdadeiro navegador como falastrão ou um visionário e inútil para todos eles ?" (Platão, A República, p.282)
Seria mera coincidência ou realidade ?
Reflitam,
Boa Semana e feliz páscoa.
domingo, 28 de março de 2010
Reflexão da Semana
domingo, 14 de março de 2010
O passo a passo de um "foca"
Liberdade de expressão, opinião, física ... toda a liberdade que for concedida a quem lhe é dada por direito.
No uso do que é lhe dado, é nos primeiros meses de gestação que o filho acompanha sua mãe para que ela lhe ensine os primeiros passos. Ela vai ensinar a "coletar as informações" para saber separa o joio do trigo, ela vai te ensinar "a escrever de forma correta" evitando o uso incorreto de sua língua, ela vai te ensinar a "matar um leão por dia" para que garanta sua alimentação, ela vai te ensinar a "escutar" sempre que for preciso e apurar as informações de maneira sábia para que você não se perca no caminho, ela vai te ensinar a "ver" qual o melhor ângulo para aproveitar ou tiver que "falar com a imagem".
Ela, sua mãe, vai te guiar conforme ela foi instruída através de gerações passadas que também fizeram o mesmo com ela, ensinaram de maneira sábia e coerente garantindo que esse conhecimento fosse repassado ao longo dos anos com a mesma excelência de sempre. Não preciso ferir ninguém, não precisou subestimar alguém, não precisou manipular ninguém.
Seguiu a cartilha escrita através da construção de sua moral e a conduta ética.
Assim somos nós, estagiários dessa vida.
Não precisamos acertar tudo o que fazemos, mas devemos ser instruídos com sabedoria uma vez que, amanhã alguém possa nos dizer : "não tenho nele confiança, ou não é um bom profissional".
É como a canção que diz : "ando devagar por que tive pressa..." pressa para vencer, pressa para aplicar os conhecimentos, pressa para ingressar no mercado de trabalho não tanto valorizado, pressa... pressa... ande devagar... e sempre...
Mensagem da Semana
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Reflexão da Semana
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Alguém me disse e eu acreditei
Em um dia como qualquer outro ,precisei ver os meus pais renunciarem parte de sua vidas em favor dos meus ideais.
Em um dia como foi a alguns anos atrás , deixei de ser criança, alcançei a "maior" idade e consegui o meu primeiro emprego.
Em um dia como foi o de ontem, vi que precisava estudar para obter uma qualificação e assim como todo os jovens que persistem fui aprovado no vestibular e assim entrei na faculdade.
Em um dia de sol aproveitei a liberdade no feriado e visitei meus amigos.
Em um ano poucos são os dias para se agradecer aos meus amigos, familiares e a todos em geral pelo abraço, pelas palavras, encorajamento, sabedorias compartilhadas, alegrias e tristezas seja pelas vitorias ou derrotas.
Em 2010, almejo ver o resultado de todo o meu esforço,ao longo dos quatros anos em algumas páginas da monografia que escreverei e do futuro que me espera ou seja talvez o contrário, ele não me espera, eu devo ir ao seu encontro.
Hoje sou estudante...
Amanhã um profissional.
Depois de amanhã, continuarei sendo "o" mesmo. Posso estar acompanhado ou sozinho.
Posso estar na tela de sua TV ou morando vizinho a você.
Minha voz pode chegar através das ondas sonoras do seu rádio ou, então terei o prazer de lhe conhecer pelas ruas da cidade.
Meu texto poderá ser publicado nos jornais do estado ou somente neste blog.
Quem sabe assessorar alguém ? Ou ser assessorado ?
Deus tudo sabe !
Ele também sabe o melhor para você também.
Deposite sua confiança n'Ele!
Eu já fiz! E agora aguardo o seu sinal para avançar.
Nos meus pequenos passos observo o horizonte aberto cheio de oportunidade para nós, futuros profissionais (jornalistas, administradores,psicológos etc).
Basta querer ! Una-se ao time dos vencedores e marque seu gol!
Viverei, viverás !
Reflexão da Semana
domingo, 7 de fevereiro de 2010
domingo, 31 de janeiro de 2010
Reflexão da Semana
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Quando a chuva passar, faça sua parte !
Com as chuvas dos últimos dias e o despreparo da população para as chuvas de verão, é hora de organizar nossas casas e paramos para algo muito importante que não damos atenção devida, a educação.
Faz parte desse prejuízo o lixo que jogamos ao experimentar uma bala de morango, o papel que envolve o chiclete, a folha de papel ou anúncio que jogamos em via pública, o lixo de nossas casas que não depositamos em local correto ou se quer damos a devida importância para ele.
Quando o Senhor do Tempo determina que, devemos receber abundância de águas para que elas executem o seu papel, nos damos conta que não é do nosso jeito ou de qualquer jeito que devemos recebê-la . Em um piscar de olhos, as águas jorram sem parar. Isso se trata que não devemos estar desprevenidos.
Não damos conta que nossa cidade cresceu e o homem também não se planejou para receber essa bênção. Deixamos tudo para última hora. É nessa hora que não há mais nenhuma ação, a não ser somente esperar. Tendo que aprender a esperar. . .
Sim, educação que deveria se aprender em casa e colocar em prática em nossos atos para com o meio ambiente. Isso porque ele não avisa quando é que será a hora da revanche pelo mal causado por nós, humanos, que precisam do equilíbrio do nosso ecossistema para manter uma vida sem tantos prejuízos.
Esperar as águas baixarem, e ver os prejuízos de nossos erros.
Deparo-me com os livros de biologia e ciências e vejo que a culpa não está nos educadores em replicar o seu conhecimento. Está em nós, educados, que não aplicamos aquilo que recebemos de bom e ficamos a mercê de alguém que queira ou sinta-se motivado a fazer.
Faça sua parte, eu quero fazer parte, juntos somos mais.
Procure ler novamente os livros que indicarão os passos que podem modificar nossas vidas.Exija de quem for responsável pelas ações de melhorias.
Lance suas ideias, proponha, incentive, pratique.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Reflexão da Semana




