segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Cidade Atravessada – Orgulho de ser Belojardinense

Mais uma vez coloco no blog algo que me orgulha por ter nascido em uma cidade repleta de pessoas com grandes talentos.

E desta vez reconhecendo que a leitura também faz parte do cotidiano dos Belojardinenses. Fiquei surpreso e com bastante orgulho de ver nas cidades de Caruaru e no Recife, e nas principais livrarias dos principais shopping das cidades acima citadas o livro “ A Cidade Atravessa” – cujo autor é o Professor Msc. José Adilson Filho.Nova imagemUm Filho ilustre de Belo Jardim.

O livro possui uma linguagem agusada perante os fatos. Aconselho a todos os cidadãos que procuram saber mais sobre a história política da cidade que leiam e descubram como tudo começou. Com certeza os leitores serão transportados pela leitura, irão descobrir fatos e causos que vem atravessando como o próprio autor chama “os cenários na política Belojardinense.”

Um dos trechos que me chamou bastante atenção até o momento que li foi o seguinte:

Mas vale salientar que a força política dos grupos locais se inscrevem,primeiramente nos corpos e mentes dos indivíduos através de valores e imaginários que já existem na própria cultura do povo e que favorecem substancialmente a sua dominação. Este privilégio das elites amplia o seu domínio da narrativa, possibilitando-lhes a fixação de um determinado imaginário poder que se manifesta em Belo Jardim, sedimentando a idéia de que os caminhos da política somente podem ser trilhados por alguns poucos personagens ou algumas famílias como sendo as únicas capazes do exercício do poder público municipal. É preciso questionar estas idéias, sobretudo as de política como vocação e exclusividade de alguns grupos ou indivíduos. Justamente porque elas são usadas como dispositivos para esquadrinhar a sociedade e, depois dividi-la entre aqueles que serão considerados aptos para o exercício do poder e o restante da sociedade, cuja aptidão serve apenas para outras atividades, como esportes, a educação, o comércio, o trabalho braçal, menos para o controle do poder político.” –A Cidade Atravessada – Msc José Adilson Filho.

Resta agora convidar você, querido leitor a fazer parte desse grupo que procura saciar a sede pelo tema e através das palavras ali escritas com uma análise contextualizada expressas em 270 páginas.

Professor José Adilson, por isso e muito mais sinto orgulho de ser Pernambucano e Belojardinense.

Sucesso.

2 comentários:

Alfinetes & Bombons disse...

Li o livro e fiquei encantada, tb publiquei em meu blog.

Um abração pra ti!

Anderson Morais disse...

Obrigado pela sua visita.
É um enorme prazer poder contar contigo !
Volte sempre e recomendamos essa leitura a todos .