terça-feira, 18 de agosto de 2009

Para você o que é empreendorismo ?

Esta palavra “empreendorismo” tem soado bastante em nosso cotidiano. É uma palavra visionária para aqueles que desejam entrar no mundo dos negócios ou então, se trata da pessoa em si que possui características de encorajamento e busca sempre oportunidades para preencher lacunas em um mercado bastante competitivo e ao mesmo tempo agressivo.
Exemplificando, o perfil do empreendedor está ligado a várias características peculiares que se destacam no meio onde vivem. Entre elas podemos destacar algumas características como ser proativo, ser persistente, buscar comprometimento, procura estar atualizado, apresenta independência e autoconfiança, e sobre tudo procura traçar estratégias de planejamentos para atingir suas metas.
O empreendorismo é a área de trabalho promissora, onde hoje embora o mundo esteja em meio a uma crise econômica mundial, ela está sempre em ascensão. Encontrar as pessoas que consigam agrupar as qualidades é a dificuldade para a grande competitividade em um mundo globalizado. Historicamente, não é de agora que sabemos que existe isso. O Brasil por erro cartográfico, ou estrategicamente colonizado, e não divulgado foi alcançado pelos colonizadores vindos de Portugal, ou seja, os empreendedores que optaram em ficar explorando as nossas riquezas. Eles tiveram a sutileza em ver e ampliar os seus negócios, vindo após isso assegurar por quase duas décadas riquezas que até hoje não são calculadas.
Descobrir quem é um empreendedor é diferente em ser empreendedor. A diferença entre eles é que um tem o espírito de administrar os bens de maneira propicia a seu favorecimento e enriquecimento. O outro possui as idéias que provocam reações imediatas de grandes impactos, mas não continuam no seu processo. Um contexto simples é observar o cotidiano de um agricultor. Ele precisa diariamente realizar o seu trabalho para garantir a sua sobrevivência de a dos outros, porém se o resultado de seu trabalho não for satisfatório foi em vão executá-lo reunindo as horas perdidas, o esforço físico, o dinheiro empregado. Ele teve uma visão de que o negócio por ele seria fértil, entretanto esqueceu-se de organizar suas idéias e aprimorar as qualidades conseqüentemente observando o resultado em longo prazo.

O empreendorismo hoje é conseqüência de esforço e dedicação. O agrupamento de várias qualidades prescritas aqui atribui ao candidato experiência, ousadia e destaque. Ponto válido em toda a esfera de vida profissional e pessoal ora há um mundo lá fora onde a percepção da oportunidade não é tão apurada e os fatores socioculturais ainda são vistos como brechas nas janelas dos chamados “laboratórios”.

Nenhum comentário: