sábado, 30 de maio de 2009

Folia – o bloco “In”segurança está nas ruas

Se você está lendo isso, agradeça a Deus por ter concedido mais um dia em segurança.

imageSegurança essa, que nos últimos dias em nossa cidade está se tornando cada vez mais difícil de ter e ou se por acaso ela existe. Na verdade a “in” segurança é constante a qualquer momento, pois não sabemos de onde vem e nem para onde vai, assim como o vento que sopra em nossas casas e leva o que há de bom e o que há de ruim.

A cidade de Belo Jardim que é lotada com um batalhão de polícia militar infelizmente não está conseguindo exercer de forma eficiente o seu papel para garantir a segurança a população graças a redução do quadro de policiais ,e nos últimos dias vêm sofrendo com as constantes ameaças de roubo e assaltos a qualquer hora do dia.

É. A segurança foi parar lá no Recife e aqui vai ficar somente vendo os fantasmas rondando as nossas casas e pulando os muros. Onde está a nova frota que foi enviada para a vigilância? Ah! Me esqueci, os carros guardados, nunca saíram de lá pois não tem policiamento para isso.

Onde está também a sociedade? Ela tem medo de se pronunciar? Sim. Ela está insegura porque muitos pais concederam liberdade aos seus filhos, e essa mesma liberdade agora é aquela que eles a posuem de se integrar em grupos de marginais que ficam em portas de escolas e nas principais vias da cidade Os filhos vão a procura de algo ilícito, ou seja, drogas. Muitos pensam que uma mesa de bar com uma garrafa de cerveja é algo que se não for controlado na adolescência pode atingir níveis agravantes quando adulto. Os amigos que por ali estão apenas estão a procura de realizar a “oferta” outros a “procura”.

Qual foi a solução encontrada pelos pais desses jovens para isso? Para se proteger da chamada criminalidade, que está incoberta imagepassa ou com óculos escuro para não ver está se resumindo na nova onda da cidade. Agora éproteção de cercas elétrica e muros altos. Adeus casa sem muro.

A própria sociedade também tem a sua culpa, pois ela é que produz esse tipo de insegurança na cidade. Não existe um trabalho desenvolvido para a “ressocialização” desses jovens que estão por aí.

É preciso desenvolver políticas públicas que englobem esses problemas. Seja nas esquinas de Belo Jardim, nas políticas de Ação Social, no trabalho, na escola, no comércio, na própria estrutura familiar que muitas vezes não sabe o qual o significado da palavra “família” e não sabe como se vive em “família.”

Um exemplo de “desconstrução familiar” é a seguinte:famílias que moram nos bairros que vivem em situação precária. O pai vive fazendo um “bico” e com o pouco que ganha, sem nenhuma instrução tenta afogar o passado triste em uma “dose alcoólica” em um bar qualquer, a mãe desestruturada mal sabe ler e escrever, não consegue um emprego ( se não for de doméstica) e ai esquece que tem filhos para criar.Ambos precisam do dinheiro para colocar comida na casa, as brigas entre vizinhos são constantes,existe o consumo de drogas e vícios em casa , tudo isso aos olhos dos filhos que preferem sair de casa e encontrar na rua o local para fugir dos problemas.

Mas afinal, o que a “segurança” tem a ver com isso? Tudo e muito mais. São os pequenos problemas que se acumulam e vão se tornando grandes bolas de neve. Sem qualidade de vida, não se pode constituir uma família com os “padrões”.

Sem a oferta de serviços públicos de qualidade não será possível delimitar ou criar estruturas de organização familiar ( é necessário ter um local digno para morar, emprego para os pais, escola para os filhos…. um processo longo para uma organização pública que se diz sem recursos, mas que vota para aumentar impostos e que não existe verba ou projetos nessa área).

imageSem policiamento quem iria se preocupar em proteger o patrimônio nosso e o público? Os carros que são entregues e comprados com os impostos pagos por nós é somente para enfeite ou desfiles nas épocas festivas? Os policias que também são pais de família precisam trabalhar ou não ? Concursos para preencher essas vagas ?

Como diz o caro Biu Candiru “Se você não quer ser notícia, não deixe que o fato aconteça”. Então será que todos os dias vamos teremos más notícias de Belo Jardim em Belo Jardim?

Nenhum comentário: