domingo, 20 de dezembro de 2009

Um canal de liberdade !

Algo tem me chamado bastante atenção é o espaço que temos de trocar informações de conteúdo público nos blogs da nossa querida Belo Jardim e alguns dos quais assim que posso, os acompanho.

A existência de vários blogs e portais de informação vai de encontro a familiarização e ao mesmo tempo conta com a visibilidade de toda a população de uma maneira em geral. O que seria ideal é que boa parte do fruto de nossos trabalhos fossem canalizados aos responsáveis e os mesmos tivessem tempo para ler. Dessa leitura, se por acaso é feito por eles, obtivéssemos resultados.

Quando falo em resultados, não é obter um parecer formado pela interpretação de outros e sim, buscar a interpretação fidedigna dos fatos e da situação do qual está sendo descrita.

Nossos “canais”, em muitos casos, perdem a credibilidade da informação. Primeiro, anuncia qualquer dado ou informação sem realmente verificar as informações. Segundo, informar é diferente de “criar” ou “elaborar”.

Posso até me encontrar ausente nas postagens, porém não por falta de assunto, mas, de ter tempo para confirmar os dados e informar aos meus leitores textos coerentes.

Como um jovem inexperiente na profissão que escolhi, prefiro ter bastante cautela em noticiar algo porque é muito fácil apontar, jogar pedras.

Até que um dia, outros consigam ver com outros olhos o que nós precisamos mudar. Uma mudança para valer, deixar de ficar lamentando “aí que vida” e sim “nova vida”.

São jornais em busca de noticiar informações, são portais na internet que brigam pela posição, são blogs que aumenta um ponto…

A corrida é tão grande, a velocidade é tão voraz que não temos se quer tempo de mastigar e já somos engolidos. Será que vamos somar ou desacreditar ainda mais com tanta notícia? O que podemos tirar de bom para a nossa leitura de cada dia? Temer esse futuro quando é renovado o ciclo de 24h? São perguntas. Elas desejam respostas, instigam a verdade, a criatividade, a procura, o desejo, a vontade de saciar cada vez mais a vontade de informar com credibilidade e imparcialidade. Você já matou sua sede hoje?

Um comentário: