terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O indíviduo frente à ética nacional - ENEM

Esse foi o tema da redação abordado no último ENEM. Algo em comum para o tema abordado? Não. O problema seria se estivéssemos preparados para trabalhar com o conceito de ética entre nossos amigos e família.

ligaA palavra Ética ,segundo a Wikipédia, é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. 

Segundo Muniz Sodré, em seu livro Reiventando a Cultura, ele aborda que o poder reside na atenção que se consiga obter do público: “Quem quiser sobreviver politicamente vai ter que ter a capacidade de pôr seu assunto na cara do público e convencer as pessoas a tentar entender o que está acontencedo.”

Em véspera de campanha política, esse tema foi amplamente questionado com o ultimo escândalo do mensalão, agora pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Agora sobrevêm também dizer que não está somente ligada a questão política. Ela também nos remete a educação. Ela em si, é o reflexo da educação que recebemos tanto familiar quanto a que nos fora repassada nas instituições de ensino pelos educadores. Quantos de nós proporcionamos ou tentamos emergir dentro de nossa rede social bons costumes para não denegrir a nossa imagem? Não estou dizendo que, não tiver pecado que atire a primeira pedra. De forma alguma. A hipótese aqui levantada é que como nós, brasileiros que almejamos o melhor para nosso país, deixam de lado a ética para ser beneficiados ou sujeitos a erros dos outros, por não defender o que é bom para nós mesmos e a sociedade?

Ficaremos em nossas casas, omissos de nosso dever. Deve ser bem mais confortável esperar que outro se levante e exponha-se em nosso lugar para evitar a fadiga. Para não deixar nossa cervejinha do lado, o churrasquinho, o espetinho... Enquanto isso outros clamam por uma justiça, um ideal, uma conquista.capitão planeta

“Poder é nome que dá à capacidade de administrar esse controle, de realizar efeitos de determinação ou de realidade socialmente reconhecidos” afirma André Muniz.

Agora, o poder é de vocês. É nosso. É do povo brasileiro.

Onde está o seu poder ?

Nenhum comentário: