quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FIRJAN divulga ranking das melhores cidades brasileiras segundo IDFM (Índice de Desenvolvimento Municipal)

Essa pesquisa procura retratar alguns aspectos de qualidade de vida dos moradores, o acesso e qualidade a educação, saúde básica e a capacidade de gerar emprego e renda que segundo a diretoria da Firjan são primordiais para o desenvolvimento de uma localidade.
Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante informações repassadas para os três ministérios com base ano 2006.
Os resultados para a nossa cidade foram os seguintes:



De acordo com os resultados Belo Jardim está no 34º lugar, ficando atrás de cidades como Bezerros, Arcoverde,Gravatá e Palmares.


Para entender esse cálculos foram levantando dados de variáveis que compõe distrbuídos nos seguintes itens :


> Emprego e Renda : Geração de emprego formal / estoque de emprego formal / salários médios do emprego formal.


> Educação : Taxa de matrícula na educação infantil / taxa de abandono / taxa de distorção idade série / percentual de docentes com ensino superior / média de horas aulas / resultado do IDEB.


> Saúde : Número de consultas pre natal, óbitos por causas mal definidas / óbitos infantis por causas evitáveis.



Qual é a vantagem da pesquisa ?


>>>>> O IFDM é anual, enquanto o IDH-M é censitário, desta forma, com o IFDM é possível ver o filme ao invés de fotos esparsas a cada dez anos do IDH-M. Assim, ganha-se além da aferição, uma ferramenta de gestão pública.
>>>>> O IFDM permite tanto a comparação relativa, quanto a absoluta entre municípios ao longo do tempo, uma vez que sua metodologia permite especificar se uma melhora relativa deveu-se a fatores específicos do município em questão ou a piora dos demais. O IDH-M não permite a comparação ao longo do tempo, na medida em que as notas de corte são determinadas pela amostra do ano em questão.
>>>>> O IFDM foi desenvolvido diretamente para avaliar o desenvolvimento dos municípios, com variáveis que espelham com maior nitidez a realidade municipal brasileira. O IDH-M, sendo uma adaptação do IDH desenvolvido para analisar os mais diferentes países, é mais limitado para analisar a realidade municipal do ponto de vista metodológico. Assim, o IFDM traz uma visão mais atualizada, com melhor utilização do conjunto de indicadores brasileiros em sua composição.


Com certeza a atual gestão poderá protejar melhor as ações para o seu governo e corrigir.Para acessar a todas as informações sobre a planilha do IFDM acesse aqui.

Nenhum comentário: