domingo, 11 de janeiro de 2009

Cordel da Moda


Trabalho de estudante do interior de São Paulo, sobre a moda confeccionada pela feira de Caruaru, fica em 1º lugar durante exposição no XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Categoria Diversional..


Considerado o maior congresso do gênero na América Latina, o Intercom 2008, reuniu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, durante os dias 02 e 06 de setembro/08 estudantes, pesquisadores, estudiosos e grandes nomes da comunicação de diversos países. Entre eles, a jornalista Heloisa Ducasble, de 23 anos, que ganhou prêmio com trabalho sobre as confecções e a moda da feira de Caruaru.

Ducasble é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e atua na área de jornalismo de moda na cidade de São Paulo. "Eram 300 candidatos, uma vaga, um mês de processo seletivo, entre fazer textos, entrevistas e muita dinâmica. No final, quando restavam apenas 10 candidatos, apresentei o meu livro, eles gostaram muito e optaram por mim, porque acreditaram no meu trabalho, a final nenhuma das outras tinha um projeto já finalizado", ressalta Heloísa durante entrevista a nossa equipe, ao falar do quanto que o projeto desenvolvido foi importante para que ela pudesse entrar no mercado de trabalho.

O livro o qual Heloísa se refere é uma publicação, desenvolvida pela jornalista, como trabalho de conclusão de curso. Segundo ela foram 6 meses para desenvolver o projeto e outros 6 meses de trabalho, entre eles 1 em que a então estudante permaneceu em Caruaru, o que a fez humanizar o trabalho e dar mais proximidade entre o que ela descrevia nos textos e o real.

Para ela as expectativas e a real impressão da cidade foram surpreendentes. "eu procurei não ter uma imagem pré-formada, pra fugir de qualquer estereotipo. estudei a economia, características da região, mas deixei para ter minhas impressões quando estivesse na cidade. Eu saí daqui com a sensação de que existem pessoas muito felizes no mundo, (coisa que em São Paulo não se tem tanto)".

"Gente que acorda sorrindo, que fala 'oi' sem te conhecer, costureira que faz blusa sem precisar ver o que está na moda, porque criatividade nunca sai de moda e ela faz o que tem na própria imaginação. Sai dai impressionada como as meninas conseguem usar salto super alto a noite inteira, sai impressionada com o fôlego que o caruaruense tem para dançar, para trabalhar, porque a feira começa muito cedo, com todo o gás".

A construção de seu trabalho se baseou em um comentario, pelo então Ministro da Cultura Gilberto Gil - "Nossa diversidade cultural é nosso maior patrimônio. Acho que devíamos aprender a dialogar mais com nossa regionalidade. Prestar atenção, por exemplo, na moda que é feita pelo povo e para o povo. Ainda temos muito preconceito, como se a moda não fosse algo popular. Mire-se no exemplo da Feira de Caruaru, um mercado que se renova, que se sustenta e que reaproveita matéria-prima que não é usada por outros produtores."


PS>> Encaminhamos essa matéria para o Jornal do Laboratorio, mas como não foi publicado , postamos aqui.

Nenhum comentário: