domingo, 14 de março de 2010

O passo a passo de um "foca"

Falta pouco tempo para que mais um "foca" deixe sua prole e ganhe sua liberdade.
Liberdade de expressão, opinião, física ... toda a liberdade que for concedida a quem lhe é dada por direito.
No uso do que é lhe dado, é nos primeiros meses de gestação que o filho acompanha sua mãe para que ela lhe ensine os primeiros passos. Ela vai ensinar a "coletar as informações" para saber separa o joio do trigo, ela vai te ensinar "a escrever de forma correta" evitando o uso incorreto de sua língua, ela vai te ensinar a "matar um leão por dia" para que garanta sua alimentação, ela vai te ensinar a "escutar" sempre que for preciso e apurar as informações de maneira sábia para que você não se perca no caminho, ela vai te ensinar a "ver" qual o melhor ângulo para aproveitar ou tiver que "falar com a imagem".
Ela, sua mãe, vai te guiar conforme ela foi instruída através de gerações passadas que também fizeram o mesmo com ela, ensinaram de maneira sábia e coerente garantindo que esse conhecimento fosse repassado ao longo dos anos com a mesma excelência de sempre. Não preciso ferir ninguém, não precisou subestimar alguém, não precisou manipular ninguém.
Seguiu a cartilha escrita através da construção de sua moral e a conduta ética.
Assim somos nós, estagiários dessa vida.
Não precisamos acertar tudo o que fazemos, mas devemos ser instruídos com sabedoria uma vez que, amanhã alguém possa nos dizer : "não tenho nele confiança, ou não é um bom profissional".

É como a canção que diz : "ando devagar por que tive pressa..." pressa para vencer, pressa para aplicar os conhecimentos, pressa para ingressar no mercado de trabalho não tanto valorizado, pressa... pressa... ande devagar... e sempre...

Nenhum comentário: