sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que te faz ser assim ?

Você não compreende o que te leva a trilhar os caminhos muito menos as escolhas. No entanto, descobrir que você pode ser útil a alguém ou a sua comunidade é prazeroso e ao mesmo tempo te deixa feliz por fazer alguém também feliz. Mesmo sem uma frequência de postar algo no blog encontrei um espaço para mencionar o que se passa nessa nada mole vida.
Lembro que relutei muito para ingressar no curso de licenciatura em Biologia. Primeiro não era aquilo que eu queria, segundo todo o jovem ao sair do ensino médio não pretende ficar em sua cidade, ele quer ganhar asas. Durante os quatros anos do curso, não precisei viajar para ser feliz com as pessoas que contribuíram para que tivéssemos nossos interesses em comum arranjados que nem orquestra. Daquele ambiente, adquiri experiência para ingressar e dar os primeiros passos como professor e logo em seguida trilhar como laboratorista. Dias que se passaram tão rápidos que agora talvez por esquecimento não me lembro de todos os nomes dos colegas da turma de Biologia 2005.1.
Ficaram apenas as fotografias e as lembranças ... algumas delas são impossíveis de esquecer. Mas o sonho que estava guardado bateu novamente em minha porta. Desta vez com o auxilio de pessoas importantes que depositaram plena confiança em minha pessoa e acreditaram no meu potencial. Dessa reviravolta as janelas foram abertas e o que eu pensei que seria impossível aconteceu: fui agraciado em realizar o sonho de ser jornalista.
Os primeiros dias não foram fáceis. Tive que lutar contra a maré que insistia em me empurrar no barco querendo me fazer cair. Mas o que seria de nós se não fossem os anjos? Foram eles que me seguraram pela mão e daí em diante não me soltaram mais.
Anjos que me ajudaram a vender bolachas, sabonetes, rifas, perderam noites de sono, me emprestaram seus nomes e hoje não me resta mais do que agradecer. Agradecer por cada um que se dispôs em lançar mão do que tinha para que eu chegasse onde estou.
Embora o dom de ensinar não ficou esquecido. Mesmo sem receber uma remuneração justa como todo o professor deveria receber, faço o que aprendi com meus professores e com a minha mãe: tento retribuir como educador o conhecimento adquirido para aqueles que precisam porque eles também precisam do mesmo jeito que ainda preciso.
A vida é uma escola. O dia é uma lição. A escola é o meio. O professor é a conexão. Lecionar as disciplinas de química, física e matemática tem sido um privilegio e ao mesmo tempo um desafio que me motiva cada vez mais ir mais longe. Não sei o que espera amanhã no jornalismo, até porque todos os dias matamos leões , de grande ou pequeno porte. Na educação a nossa missão é repassar o que nos foi confiado para um país consciente, justo e integro.
O ditado popular diz que uma andorinha só não faz verão. Até concordo com o poeta. Mas a força e a persistência dessa andorinha a trouxe a notoriedade, ela persistiu e venceu. Não é só querer, é correr. Fazer valer. Você tem insistido em fazer o possível para mudar a sua realidade? Contribuir com alguém, fazer o bem? Não pensei que eu poderia fazer isto, muito menos sair de uma cidade para outra e aqui ajudar outras pessoas. Posso não compreender o porquê, mas só entendi que se for para ajudar estarei aqui.

Nenhum comentário: