terça-feira, 20 de julho de 2010

Viva o Jornalismo !

No último mês, fomos agraciados com uma ótima notícia para o Jornalismo de Caruaru. O aluno do sétimo período da Favip, Anderson Morais, ficou em primeiro lugar no Expocom Nordeste na categoria ‘‘artigo'' (produção em jornalismo opinativo). Ele irá representar nossa região no evento nacional em Caxias do Sul (RS), em setembro. Além dele, o jornalista Fernandino Neto (VANGUARDA) concorreu na categoria ‘‘livro-reportagem'' com a obra "Prazer em conhecer", que narra a biografia da premiada atriz pernambucana Prazeres Barbosa; e ‘‘jornal laboratório'', com o estudante Vinícius Gomes, que também presta um bom serviço na Oficina Comunicação.

A conquista de Anderson Morais, orientado pela professora Iraê Mota, deve ser muito comemorada, afinal a Expocom 2010 é considerada a maior vitrine e referência de trabalhos acadêmicos de comunicação do país. Vale lembrar ainda que a Favip, com os três alunos citados, esteve entre as duas únicas faculdades de todo o Nordeste que tiveram trabalhos selecionados para essa etapa.

Esse primeiro lugar serve para mostrar o potencial que os nossos alunos têm. Basta dar uma olhada no mercado de trabalho de Caruaru e ver a mudança. Hoje temos a profissionalização das empresas e um crescimento desenfreado da comunicação no Interior de Pernambuco. A conquista do jovem Anderson Morais, atualmente estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caruaru, nos enche de orgulho e nos permite fazer uma viagem pelo túnel do tempo e lembrar dos grandes jornalistas que se perpetuaram na história do jornalismo local.

A conquista inédita vem num momento para referendar a importância do diploma de Jornalismo. É uma espécie de plano de voo, para que outros alunos despertem a veia acadêmica e passem a ter a ousadia e a coragem de Anderson Morais. Tentar é uma das maiores prerrogativas do bom jornalismo, mas Anderson foi mais além e trouxe um resultado, antes visto pelos céticos como pouco provável para a nossa região. Mas o jornalismo da cidade, apesar de algumas exceções, passa por um bom momento. Basta olhar o retrospecto recente: conquista da TV Jornal do prêmio Cristina Tavares; conquista da TV Asa Branca de todo o horário local para o ABTV 1ª Edição e do portal Mais AB; ampliação da cobertura dos jornais do Recife; emissoras de rádio cada dia mais profissionais; sites especializados em notícias; assessorias de comunicação; a consolidação do jornal impresso na cidade, com o fortalecimento, principalmente, do Jornal VANGUARDA, o mais antigo em circulação no Interior do Estado.

Por tudo que já foi citado, posso dizer que estamos num momento de euforia. Todos os alunos e professores da Favip, representados pela jornalista e coordenadora Rosângela Araújo, são incentivados o tempo todo a participar deste tipo de evento. Valeu, Anderson. Que a sua conquista seja a primeira de muitas. Você encheu de orgulho a comunidade acadêmica e jornalística de Caruaru e região. Parabéns, Anderson. E viva o Jornalismo!
Mário Flávio Lima
Jornalista e professor universitário

Nenhum comentário: