sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Plenário do Senado deve votar a PEC dos Vereadores

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que recria 7.343 cargos de vereadores deve ser votada na próxima semana pelo plenário do Senado Federal.
O relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador César Borges (PR-BA), adiantou que já houve acordo dos líderes para que a matéria seja votada em dois turnos, com a primeira ocorrendo na terça-feira (16).
Borges disse que, caso a PEC seja aprovada neste ano, ficará a cargo da Justiça Eleitoral decidir como a proposta será aplicada.
"O texto fixa o número exato de vereadores e diz que a modificação vale para 2008. Se for aprovada em dois turnos no Senado na próxima semana, existe a possibilidade de aplicação imediata da lei. Mas quem a aplica, nesse caso, é a Justiça Eleitoral. Já cumprimos nosso papel constitucional", disse.
No total, haverá um aumento de 14,1% no número de vereadores, que passarão dos atuais 51.924 para 59.267.
Na CCJ a proposta foi aprovada nesta quarta-feira. Os senadores, no entanto, retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras.
Com a mudança, as Câmaras de Vereadores vão continuar a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem redução nos gastos. Borges havia sugerido a redução dos repasses uma vez que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reduziu em 2004 o número dos vereadores no país, mas manteve o mesmo percentual de repasses.
De 2004 para cá, as Câmaras tiveram os números de vereadores reduzidos, mas mantiveram a mesma arrecadação. "Os repasses continuaram os mesmos. Reduziu-se a representação, mas não os recursos para o erário. Por isso hoje temos Câmaras com uma verdadeira galinha gorda de arrecadação", disse o relator. (Material extraido do site Folha Online)


Belo Jardim se enquadra nessa situação :
População de 50 a 80 mil - 15 Vereadores
Isso passa a ter mais cinco vereadores.

Candidatos então que façam suas preces !!!!!
E eles são :
Benicio / Da Paz / Pomba / Jose Amorim / Ginaldo ou João Amado ( Vai depender da coligação e situação partidária)
Torcam para que os "Grandes" aprovem.
Os "pequenos" saíram ganhando, e os "menores" não sejam esquecidos.
Ou lembrado somente a cada quatro anos.

Nenhum comentário: